..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Mesmo com recomendação de exoneração Alércio Dias viaja e representa o Estado em Brasília

Mesmo com recomendação pelo Ministério Público Estadual (MPE) para ser exonerado, o presidente do Acreprevidência, Alércio Dias, cumpriu uma extensa agenda em Brasília, programada pelo gabinete do primeiro secretário do Senado, Sérgio Petecão (PSD-AC).

Antes do feriado momesco, Dias se reuniu com o presidente do IPREV-DF, Dr. Adler Alves que lhe orientou sobre várias iniciativas que poderão ser adotadas para salvar o sistema no Acre.

Ainda em Brasília, Dias recebeu apoio do senador Sérgio Petecão para sua permanência à frente da instituição. O representante do Acreprevidência visitou os gabinetes da deputada federal Mara Rocha (PSDB-AC) e da senadora Mailza Gomes (Progressistas-AC).

O Portal de Transparência não informa se as diárias e custos com hospedagem e passagens de Alércio Dias estão sendo pagas pelo Estado. O presidente tem duas recomendações pelo MPE para ser exonerado. Figura como uma das nomeações mais desgastante da atual gestão do governador Gladson Cameli.

Uma lambança atrás da outra – A nomeação de Alércio Dias é seguida de vários erros pela Casa Civil. Primeiro, aconteceu sem a sabatina da Assembleia Legislativa do Acre. Ainda na primeira quinzena de fevereiro, Gladson Cameli retirou o pedido de nomeação da Casa Legislativa, mas manteve Dias interinamente à frente da instituição.

A retirada de pauta do nome de Alércio Dias do parlamento ocorreu 48 horas após a primeira recomendação do MPE para sua exoneração. De acordo com denúncia formulada pelo Ministério Público do Acre em 1999, por meio da então promotora de justiça substituta Waldirene Cordeiro, atualmente desembargadora do Tribunal de Justiça do Acre, o ex-secretário de Educação Alércio Dias, e a ex-chefe do Departamento Financeiro da Educação na época, Maria Del Carmen Marino Casal e a empresa Acre Veículos LTDA (Acrevelinda) foram arrolados numa ação civil pública em que foram condenados a ressarcirem os prejuízos causados ao Cofres do Estado por causa de uma licitação da compra e venda de carros para a pasta.

Uma semana depois de o governador Gladson Cameli manter Alércio no cargo, o MPE voltou a emitir parecer, desta vez, ampliando o pedido de exoneração para os também condenados por improbidade administrativa Vagner Sales [assessor especial] e James Gomes, esposo da senadora Mailza Gomes e diretor da Casa Civil.

O chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, disse ao Notícias da Hora que o governo do Acre ainda não havia sido citado pelo órgão controlador sobre o embasamento jurídico para o pedido de exonerações.

Alércio Dias é uma indicação do senador Sérgio Petecão, mas também teria sido recomendado ao cargo pelo Conselheiro do TCE, Antônio Malheiros.