..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Mesmo pedindo fim de viagens e diárias, vice-presidente da Câmara de Rio Branco, Leôncio Castro, autoriza assessor a fazer curso em Fortaleza

Mesmo pedindo fim de viagens e diárias, vice-presidente da Câmara de Rio Branco, Leôncio Castro, autoriza assessor a fazer curso em Fortaleza

Apesar de ter apresentado um requerimento pedindo o fim das viagens e das diárias concedidas a vereadores de Rio Branco, o vice-presidente da Câmara Municipal, Leôncio Castro (PSDB), autorizou um de seus assessores a participar de um curso em Fortaleza (CE). A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 10 de abril.

De acordo com a Portaria nº 253/2025, o servidor Jhon Douglas da Costa Silva foi designado para participar do curso "Introdução ao Orçamento Público", promovido pela empresa Qualificar – Capacitação e Treinamento, entre os dias 22 e 26 de abril. Para isso, foi concedido o pagamento de 5,5 diárias, conforme prevê a Resolução Legislativa nº 03/2024.

WhatsApp_Image_2025-04-26_at_19.12.05.jpeg

O requerimento que pede o fim das viagens e diárias, apresentado e protocolado por Leôncio na sessão da última quinta-feira, 24, tem como objetivo, segundo o parlamentar, "manter a transparência e o equilíbrio das contas públicas". O documento também foi assinado pelos vereadores Aiache, Bruno Moraes, Lucilene Vale e Joaquim Florêncio.

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) abriu investigação para apurar o pagamento de diárias e viagens a vereadores para participação em cursos, palestras e workshops fora de Rio Branco. A prática já vinha sendo adotada pela gestão anterior da Mesa Diretora da Câmara.

WhatsApp_Image_2025-04-26_at_19.12.06.jpeg