Em uma sessão curta, que terminou antes das 11 horas da manhã desta quarta-feira (26), os debates foram em torno da Saúde, especificamente na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco. A deputada estadual Michelle Melo (PDT) fez uma explanação a respeito da visita dela à unidade no último final de semana. A pedetista disse que a situação encontrada foi de precariedade nos serviços ofertados.
“A situação na maternidade era um verdadeiro caos. Eu cheguei lá 9 horas da noite, existiam pessoas esperando atendimento desde 2 da tarde. Existiam mulheres que tinham que sair da sala da observação para que outras pudessem entrar e depois elas pudessem vir. Haviam um rodizio. Fora isso, havia uma equipe reduzida. Era uma sala única e exclusivamente para medicação, contrariando novamente todas as regras necessárias”, disse Michelle Melo.
Michelle Melo voltou a abrir fogo contra o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal. Ela afirmou que falta boa vontade por parte de Pascoal para que as coisas andem como deve ser.
“Quando querem, rapidinho entra uma equipe lá e resolve tudo. Aí eu pergunto: por que o Estado do Acre, na pessoa do secretário de Saúde, não quer resolver diariamente o problema da população? Isso é lamentável. A população não aguenta mais”, frisou Michelle.
Em resposta à Michelle Melo, o líder do governo, deputado Manoel Moraes (PP), ressaltou os avanços na Saúde. Disse também que Pedro Pascoal, ao contrário do que foi dito pela colega pedetista, é uma pessoa “compromissada”.
“Temos problemas, mas a Saúde do Acre está trabalhando muito. Graças a Deus por ter um secretário muito competente e compromissado. São muitos avanços, como a maternidade nova que vai ser uma das melhores aqui do Norte”, falou Moraes.