..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Ministério da Previdência Social suspende bloqueio de benefícios por falta de prova de vida, mas procedimento continua vigente

Ministério da Previdência Social suspende bloqueio de benefícios por falta de prova de vida, mas procedimento continua vigente

O Ministério da Previdência Social suspendeu por seis meses (prorrogáveis por mais seis), o bloqueio dos pagamentos de aposentadorias e outros benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por falta de comprovação de vida. A medida traz alívio para milhares de beneficiários, mas não significa que a obrigação de realizar a prova de vida tenha sido extinta.

A prova de vida, que deve ser feita anualmente pelos aposentados e pensionistas, segue sendo um requisito obrigatório, mas agora a responsabilidade de realizar a comprovação de que o beneficiário está vivo passou a ser do próprio INSS.

Desde 2023, o procedimento é facilitado pelo cruzamento de dados entre o INSS e outros órgãos públicos, como o SUS, o Detran e o Cadastro Único (CadÚnico), desobrigando o aposentado de comparecer presencialmente a um banco ou à agência do INSS.

Segundo o instituto, desde a implementação dessa mudança em janeiro de 2023, o resultado tem sido positivo. Até o dia 23 de dezembro de 2024, 34,6 milhões de beneficiários, dos 36,9 milhões elegíveis à prova de vida, tiveram seus dados atualizados automaticamente por meio do cruzamento de informações.

Para consultar se a prova de vida está em dia, o beneficiário pode acessar o aplicativo ou o site Meu INSS, ou ainda entrar em contato com a Central de Atendimento telefônico 135, onde é possível verificar a data da última comprovação realizada.