..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Ministério do Desenvolvimento Agrário promove audiência pública em Acrelândia para mediar conflitos agrários

Ministério do Desenvolvimento Agrário promove audiência pública em Acrelândia para mediar conflitos agrários

Construir a paz no campo e assegurar a permanência dos trabalhadores na terra foram as pautas centrais da audiência pública realizada em Acrelândia na manhã desta sexta-feira, 14. A audiência, ocorrida na quadra de esportes do Calçadão do município, foi uma iniciativa do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Acrelândia (STTR).

A reunião contou com a presença de moradores das três comunidades em conflito: Granadinha, Porto Dias e Porto Luiz. Além dos líderes comunitários, que expuseram suas adversidades, incluindo questões relacionadas à posse da terra, moradia e direitos dos trabalhadores rurais, foram apresentadas reivindicações às autoridades presentes.

A ouvidora agrária nacional, Dra. Claudia Dadico, também esteve presente no encontro e se colocou à disposição para auxiliar na mediação dos conflitos agrários em Acrelândia. "Nossa missão é auxiliar na construção de soluções que garantam a paz no campo", afirmou a ouvidora.

audicir2

A audiência contou com a participação de diversas autoridades e representantes: o presidente do STTR, Natalino de Mattos; o presidente da Federação de Trabalhadores em Agricultura do Acre, Antônio Sergione; o defensor público e coordenador de Cidadania da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), Celso Araújo; a juíza da Comarca de Acrelândia, Rayane Gobbi; o prefeito do município, Olavo Francelino; o promotor Daisson Gomes; o deputado estadual Edvaldo Magalhães; e, representando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o servidor Hidelbrando Arruda.

Cesario Braga, Superintendente do MDA no Acre, destacou a importância do evento: "Essa audiência é um marco na participação do MDA na mediação de conflitos no estado do Acre. Acredito que vamos encontrar boas soluções e alcançar, de forma pacífica, uma equação que garanta a permanência dos nossos trabalhadores na terra."

O evento reafirma o compromisso do MDA em buscar soluções pacíficas para os conflitos agrários, promovendo o diálogo e a mediação como ferramentas essenciais para garantir os direitos fundamentais das comunidades rurais.

Após a audiência, a ouvidora agrária nacional, Claudia Dadico, o superintendente do MDA no Acre, Cesario Braga, e a equipe do Incra visitaram, junto com o STTR de Acrelândia e a FETACRE, a ocupação de Granadinha, uma das áreas de conflito no município.