..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Ministra Simone Tebet sinaliza inauguração da Rota do Pacífico que passa pelo Acre para este ano

Ministra Simone Tebet sinaliza inauguração da Rota do Pacífico que passa pelo Acre para este ano

A ministra do planejamento e orçamento, Simone Tebet, sinalizou a inauguração da rota 3 – Quadrante Rondon – que passa pelo Acre rumo ao Pacífico para este ano. Ela foi convidada para falar sobre o Programa de Aceleração do Crescimento em audiência pública conjunta das comissões de infraestrutura e desenvolvimento regional, no Senado Federal, na manhã desta terça-feira, dia 2, em Brasília.

Tebet voltou a defender a rota Quadrante Rondon, principal acesso ao Pacífico pelo Acre como “rota celeiro do Brasil”. Ao lembrar a inauguração do Porto de Chancay em novembro deste ano, Tebet afirmou que empresários brasileiros estão procurando o governo federal com a oportunidade de escoar a produção do norte. “A rota celeiro do Brasil, só Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são responsáveis por 30% das exportações de comodities de grãos. Isso falando apenas da parte de alimentos”, destacou.

A ministra citou o corredor como fundamental para o Acre e Rondônia pela ligação com os portos de Lima (Peru) e, principalmente pelo acesso dos portos chilenos. Tebet defendeu a importância da rota para Bolívia que não tem acesso ao atlântico.

“Eles têm o que o Brasil não tem, fertilizantes, que é o que existe de mais caro hoje pra gente produzir. Eles têm minérios, nós temos comida para entregar para eles, essa integração é fundamental, tem que ser importante para a América do Sul porque se não eles não participam”, acrescentou.

A ministra, bastante otimista, lembrou das obras do Anel Viário via município de Brasileia, afirmando que “pelo Acre a rota será em breve inaugurada, assim que em novembro o Porto (de Chancay) estiver pronto”, assegurou.

No aspecto temporal, Simone Tebet lamentou que a ponte de Guajará-Mirim, que liga Rondônia a Bolívia, embora licitada, tenha a previsão de ficar pronta somente há dois anos e meio. “O presidente Lula vai dar a ordem de serviço, a obra custa mais de R$ 450 milhões pelo Programa de Aceleração do Crescimento”, analisou.