Considerado uma pessoa de perfil pacato, o ex-reitor da Universidade Federal do Acre e pré-candidato a prefeito de Rio Branco pelo PSDB, Minoru Kinpara, partiu para o ataque nesta sexta-feira (21). Minoru soltou o verbo e fez uma série de críticas à gestão da prefeita Socorro Neri (PSB) a respeito do enfrentamento à covid-19.
Ele questionou os motivos que levaram a Prefeitura de Rio Branco só agora disponibilizar o Kit Covid. Segundo ele, esse já é um protocolo adotado pelo Ministério da Saúde em todo o País.
“Nesse cenário de incertezas parece uma medida acertada, pena que tardia. Após 5 meses da pandemia, 377 vidas foram perdidas em nossa capital, conforme dados do Brasil.IO (undefined). Por que só agora a prefeitura resolve atuar de forma mais ativa?”, questiona.
Numa linha direta de confronto à prefeita Socorro Neri, que deve disputar a reeleição, Minoru acentuou que foi duramente criticado quando sugeriu que as unidades básicas de saúde do município atendessem os pacientes suspeitos da covid-19. Dias depois, a prefeitura determinou que a Unidade de Saúde Maria Barroso, na Avenida Sobral, seria a unidade referência no atendimento à doença.
“Quando lidamos com vidas, as ações devem ser tomadas rapidamente. Recordo-me que quando sugerimos a abertura das Unidades Básicas de Saúde para ajudar no combate à Covid-19 fomos duramente criticados pela militância digital da prefeita. Três semanas depois de eu me pronunciar é que a medida foi tomada. Distante das cores políticas é importante que estejamos unidos contra essa doença. Saber ouvir também é uma qualidade do bom gestor!”, destacou.