..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

MPF requisita investigação de acreanos que financiaram ou participaram de atos antidemocráticos

MPF requisita investigação de acreanos que financiaram ou participaram de atos antidemocráticos

Inquérito deverá ser instaurado pela Polícia Federal

O Ministério Público Federal (MPF) requisitou à superintendência da Policial Federal no Acre a instauração de inquérito policial federal para identificar possíveis agentes locais (empresas, empresários e pessoas) que têm participado, instigado e até financiado atos antidemocráticos, inclusive aqueles ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro.

O inquérito tem, inicialmente, a finalidade de apurar a materialidade e a responsabilidade criminal pela prática, em tese, dos crimes de incitação ao crime (art. 286), apologia ao crime (art. 287), associação criminosa (art. 288) e abolição violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L), todos do Código Penal.

O procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, que assina a requisição, diz que dentre as condutas a serem investigadas, cita-se a instalação de acampamentos em áreas de entorno a quartéis militares, obstrução de vias públicas, invasão de prédios e atos de depredação do patrimônio público com a finalidade de apoiar uma suposta intervenção militar.

No Acre, houve, além de bloqueios nas BRs, a instalação de acampamento nas imediações do 4º Batalhão de Infantaria de Selva, por pessoas que reivindicavam intervenção militar e "tomada do poder" pelas Forças Armadas. Além disso, segundo o MPF, há indícios da existência de agentes locais (empresas, empresários e pessoas) que têm participado, instigado e até financiado os referidos atos, inclusive aqueles ocorridos em Brasília,

No âmbito do inquérito 4879/DF, o Ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a investigação e a responsabilização de agentes que prepararam, coordenaram e financiaram direta ou indiretamente os atos, para que o comportamento ilegal e criminoso dos participantes seja responsabilizada.