..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

MPF sugere que Ufac troque nomes de blocos que homenageiam políticos da ditadura militar

MPF sugere que Ufac troque nomes de blocos que homenageiam políticos da ditadura militar

Uma recomendação feita pelo Ministério Público Federal (MPF) sugere à Universidade Federal do Acre (Ufac), que monte comissão interna com o objetivo de analisar e substituir os nomes dos blocos nos campus universitários que homenageiam políticos relacionados ao período da Ditadura Militar, iniciada em 1964.

A sugestão do MPF foi feita no início do mês, endereçada à reitora da instituição, a professora Guida Aquino. Contudo, não há obrigação em aceitar a recomendação, mas o não atendimento poderá ensejar, segundo o documento, questionamento judicial prevendo o cumprimento da recomendação.

Além disso, o MPF elenca que “no Acre, as disputas políticas que resultaram na renúncia forçada do primeiro governador eleito do estado, José Augusto de Araújo, em maio de 1964, reproduziram os mesmos embates ideológicos travados pelo recém instaurado regime civil- militar, de repressão a políticas de reforma social e à pluralidade de ideias”, o que, entre outros pontos, justifica a recomendação.

O Ministério Público Federal entende que as homenagens, na sua grande maioria feitas pelo ex-reitor Áulio Gélio Alves de Souza, era na verdade uma forma de garantir, politicamente, a permanência do então gestor máximo da instituição no comando da Ufac. Agora, o MPF entende que isso seria ilegal e, portanto, precisa ser desfeito.

Além disso, o Órgão Ministerial fixa um prazo de 15 dias úteis para que a reitora Guida Aquino informe se acata a presente recomendação e relate as ações tomadas para seu cumprimento, ou, por outro lado, indique as razões para o não acatamento da recomendação enviada pelo órgão à universidade pública acreana.