O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, N. Lima (PP), afirmou na sessão desta terça-feira (15) que os vereadores da atual legislatura não terão aumento porque a legislação proíbe. O parlamentar disse que atende a uma orientação de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado e relembrou que aumentos concedidos após março de 2020 estão sendo questionados nos TCE’s.
Sem citar nomes, mas provavelmente se referindo a Emerson Jarude (MDB), N. Lima disse foi surpreendido com o vereador falando sobre um plano dos parlamentares para aumentarem o próprio salário.
“E de repente eu sou surpreendido com o vereador dando entrevista botando aí dizendo que nós estávamos querendo trazer aumento aqui. Isso é mentira. É mentira de trazer aumento pra vereador”, afirmou.
O tema repercutiu no fim de semana após veiculação em primeira mão no Notícias da Hora. O presidente da Casa também afirmou que está de “saco cheio" de especulações sobre o assunto, mas acrescentou que os vereadores da próxima legislatura terão aumento.
"Eu também não fui consultado, não sei de lista que está correndo e não sei quem foi que fez a lista. Fique bem claro para a população que vereador só terá aumento na próxima legislatura porque é lei. Não adianta especulação, jornalista, porque eu estou de saco cheio.”