Minutos antes da audiência pública que vai discutir o Orçamento do Estado para 2025, que acontece a partir das 10 horas no plenário da Aleac, nesta segunda-feira (9/12), os aprovados no concurso da Polícia Penal cobram do governo do Estado a convocação. Eles afirmam que há um déficit de mais de mil vagas.
“O déficit hoje é de 1.500 profissionais dentro do Iapen. O governo lançou aí um quantitativo de vagas de 261. Algo irrisório pelo que precisa e o que manda a lei. Ainda não foram convocados por conta que as fases estão sendo levadas de forma morosa por parte do administrador desse certame. Estamos aqui com o intuito de sensibilizar o governo a convocar justamente o que é necessário para começar a suprir as necessidades do sistema carcerário”, disse Manoel Lima, membro da Comissão de aprovados no concurso.
Atualmente, o Acre conta com uma população carcerária de mais de 8 mil presos. Lima lembrou que o edital prevê a convocação de até cinco vezes o número de vagas previsto no edital.
“O edital prevê a convocação de cinco vezes mais o número de vagas para fazer o curso de formação. A gente quer garantir o nosso direito de ser convocado para o curso de formação e posteriormente ingressar no quadro efetivo”, afirmou.