“Por exemplo, nós vamos ter um aumento no valor do plantão. Nós pedimos que seja por percentual e não por valor fixo, porque isso quando aumenta, aumenta também o plantão”, disse Alesta Costa.
A galeria Marina Silva, da Assembleia Legislativa do Acre, está lotada de servidores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Na pauta, o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR). Eles defendem a imediata discussão e votação da matéria, embora esta ainda não tenha sido protocolada na Casa Legislativa pelo governador Gladson Cameli (PP).
A presidente do Sindicato dos Profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Spate), Alesta Costa, falou ao Notícias da Hora a respeito do andamento das negociações com o governo do Estado.
“O nosso PCCR, nós estamos sonhando há 24 anos. Ontem, nós tivemos uma reunião que nós pensávamos que já ia concluir isso, mas, infelizmente, teve coisas que a gente não concordou e a Secretaria ficou de fazer as correções e o nosso assessor jurídico orientou e pediu que fizesse algumas correções. É um avanço. Nós sentimos, na proposta, que vamos ter grandes avanços porque para nós, o servidor da Saúde, fomos esses anos todos esquecido e a gente conseguiu avançar dentro das propostas que discutimos ontem. Por exemplo, nós vamos ter um aumento no valor do plantão. Nós pedimos que seja por percentual e não por valor fixo, porque isso quando aumenta, aumenta também o plantão”, disse Costa.
Ela defendeu, ainda, o aumento para os aposentados e os servidores considerados irregulares. “Nós queremos que o aumento chegue aos nossos aposentados. Quando aumenta o nosso salário-base, quando tem uma correção da nossa tabela, isso é um aumento para todos. A nossa preocupação é com os irregulares, porque não somos irregulares, apenas fomos contratados antes da Constituição. Todos aqueles que se dizem irregulares vão estar contemplados neste plano. Teremos as correções das tabelas”.
Após avanço nas negociações, os servidores deixaram a galeria às 10h12. Eles sairam antes mesmo do início da sessão, que começa às 10h15.