O PSD, partido presidido no Acre pelo senador Sérgio Petecão, está se movimentando para formar uma chapa forte de candidatos a deputado federal.
Para isso, conversas com nomes de destaque da política acreana estão na mira da sigla. O professor Minoru Kinpara, ex-reitor da Universidade Federal do Acre, que foi candidato a prefeito de Rio Branco nas eleições municipais de 2020, é um desses políticos.
"O Minoru é um nome forte da política local e uma pessoa qualificada. Foi bem votado para senador e para prefeito. O Petecão conversou com ele, o que é natural, mas isso não quer dizer que ele vai deixar o PSDB para vir para o PSD. Foi uma conversa. É natural para quem quer montar uma chapa forte", afirma Marivaldo Melo, líder importante no PSD, ex-presidente do Banco da Amazônia, que está no Acre ajudando o senador nas conversas políticas do partido.
Nas eleições municipais do ano passado, Kinpara, que é filiado ao PSDB, ficou em terceiro lugar, não conseguiu ir para segundo turno com o atual prefeito Tião Bocalom.
O senador Petecão, até o momento, não tem confirmado publicamente sua candidatura ao Palácio Rio Branco, mas vem se articulando.