Vereadores de Rio Branco se unem em uma importante campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Denominada "Agosto Lilás", a iniciativa tem como objetivo combater o alarmante cenário de agressões e abusos enfrentados pelas mulheres, além de conscientizar a população sobre a importância de apoiar e proteger as vítimas desse tipo de violência.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Raimundo Neném, destacou a relevância da campanha e enfatizou que é dever de todos contribuir na luta contra a violência doméstica.
"O objetivo é dar visibilidade ao tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes e como auxiliar as mulheres que sofrem essas violências, esclarecendo sobre as diversas formas de violência doméstica e os direitos das mulheres”, salientou Neném.
A lei que fundamenta o Agosto Lilás foi sancionada em 7 de agosto de 2006 e surgiu da necessidade de coibir os casos de violência doméstica no Brasil. Ela leva o nome de Maria da Penha Maia Fernandes, uma farmacêutica cearense que sofreu agressões do ex-marido durante 23 anos e ficou paraplégica após uma tentativa de assassinato.
Anualmente, as estatísticas mostram dados tristes relacionados a esse tema, tornando fundamental o engajamento e a persistência em buscar mais proteção às mulheres.