Coordenador do Plano Amazônia mais Sustentável no estado do Acre, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC), participou nesta segunda-feira (17) em Nova Iorque (EUA) do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Representado o Senado Federal, Petecão informou que O HLPF é um fórum central das Nações Unidas que reuniu autoridades mundiais para avaliar o avanço dos países rumo à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em todo o planeta.
De acordo com o senador, o evento internacional servirá para discutir uma agenda moderna para implantação de medidas de recuperação eficazes e inclusivas para lidar com os impactos da pandemia de covid-19, e também explorar experiências para focar os esforços com o intuito de acelerar a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em todos os níveis. Além de ser uma ótima oportunidade para posicionar o Brasil no que se refere à Agenda 2030 e explorar as possibilidades de cooperação internacional.
Além disso, o senador acrescentou que o Fórum revisará cinco dos 17 Objetivos, sendo eles: água limpa e saneamento, energia limpa e acessível, indústria, inovação e infraestrutura, cidades e comunidades sustentáveis, além de parcerias para os Objetivos.
Destacou que o Fórum é um ambiente adequado para discutir, orientar e recomendar as políticas públicas a serem implantadas no projeto nacional de Desenvolvimento Sustentável.
“Nós brasileiros, e principalmente nós amazônidas, devemos ocupar cada vez mais e continuamente esses espaços de debates sobre sustentabilismo. Somos os principais interessados na efetivação de políticas públicas que adaptem o desenvolvimento econômico sustentável conciliado com a conservação ambiental e a inclusão social. De modo que minha participação nesse evento tão importante é poder representar os interesses de meu país, em especial de minha região e de meu estado do Acre. Não podemos nunca ficar de fora desses debates internacionais que ditarão os rumos de nossos irmãos amazônidas,” declarou.