Ao ser perguntada pelo jornalista Washington Aquino sobre as queimadas e a fumaça em Rio Branco, durante entrevista ao programa Café com Notícias, da TV5 (Band local), na manhã desta terça-feira (6), a candidata ao Senado, Marcia Bittar (PL), defendeu a flexibilização das leis ambientais e acrescentou que a fumaça sobre a capital do Acre é oriunda de países vizinhos.
“Na verdade esse período pega fogo em todo canto. A floresta amazônica é imensa. Mais de 80 e tantos por cento é preservada. Essa fumaça que nós estamos sentindo não é nem daqui. A gente sabe que são de países vizinhos. A Europa tá pegando fogo, Portugal tá pegando fogo. E o pessoal fala da Amazônia sempre, né. Essa uma questão que tentam nos imputar isso, que a gente não cuida da floresta, que a gente não tem capacidade, que não tem responsabilidade. Isso não é verdade. A gente precisa flexibilizar as leis ambientais para que a gente possa definitivamente progredir, avançar", afirmou.
Marcia também disse que “Deus é acreano”, pois é uma terra abençoada. “Nós somos donos da terra. Temos o direito dado por Deus. É uma terra maravilhosa. Deus é acreano. Ele nos deu uma terra que tudo que você produz dá.”
De acordo com o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) com ajuda do satélite de referência Aqua, em apenas cinco dias foram 1.760 focos de queimadas no Acre.
Em agosto, no mesmo período, foram apenas 33 focos.