O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) fez um discurso emocionado durante a sessão online desta quarta-feira (24) a respeito das 321 vidas perdidas para a Covid-19 no Estado do Acre. Ele disse que os números são crescentes, só ontem, terça-feira, 23, foram 16 mortes, e parece que os óbitos não causam mais a perplexidade de antes.
“Em 24 horas, 16 acreanos, homens e mulheres, cada vida com sua história, com sonhos, com família, tem endereço, com amigos, com vizinhos, tem colegas de trabalho, de atividade e já não causa mais espanto. Esses 16 se somaram aos outros. Essa soma dá 321 mortos. Em menos de 100 dias, entre a identificação do primeiro caso e este momento que estamos conversando aqui. Aliás nesta conta não estão os que morreram ontem à noite e na madrugada de hoje, que infelizmente ocorrem”, disse o parlamentar.
O parlamentar disse que não se pode relativizar os números e se acostumar com eles. É preciso lutar para salvar o máximo de vidas. “Vamos imaginar que estivéssemos no prédio da Assembleia e fossemos até aquela sacada e levantasse o nosso olhar e ali estivesse um ao lado do outro 321 caixões de 321 pessoas do nosso Estado do Acre para o velório coletivo. Imaginemos. Nós não podemos, de forma nenhuma, nos acostumar com os números. Nós, não podemos de forma nenhuma achar que a estatística é normal. Porque quando a gente começa a se acostumar com os números, achar que isso tudo é normal, a gente começa a deixar de dar importância para a grave crise sanitária que estamos vivendo. É gravíssimo o momento”, desabafou o parlamentar.