Em discurso na Assembleia Legislativa durante a audiência pública nesta sexta-feira (30), o deputado federal Zezinho Barbary (PP/AC) defendeu a abertura do ramal que liga Porto Walter a Cruzeiro do Sul. A estrada foi embargada após decisão da Justiça Federal, sob a alegação desta ter desviado o seu traçado original e passado por dentro da área de influência direta das Terras Indígenas Jaminawá do Igarapé Preto, no município de Cruzeiro do Sul.
“É preciso não só ver o impacto ambiental. É preciso ver também o impacto social. Eu nasci nas margens do Rio Juruá. Eu trabalhei com seringueiro, com produtor de farinha, eu peguei em leme de barco. É preciso ter esse olhar para o ser humano. Quando fizeram a Serra do Divisor não fizeram o impacto social, só o ambiental. Como as pessoas que moram lá iria conseguiriam ter sua renda? Ninguém viu isso”, disse Barbary.
Ainda de acordo com ele, “isso é um absurdo”, o isolamento imposto aos moradores de Porto Walter. “Não vou baixar a minha cabeça e nem vou me acovardar diante de uma situação dessa. Não posso ver o colono sofrendo, muitas das vezes abandonado. Me dói muito ver a população de Porto Walter, abriram a estrada na foice, na enxada, enquanto poderia ter sido aberta pelo poder público”.
Participaram da audiência os senadores Marcio Bittar (UB/AC) e Sérgio Petecão (PSD/AC), além dos deputados federais Zezinho Barbary (PP/AC) e Ulysses Araújo (UB/AC). Os prefeitos César Andrade, de Porto Walter, e Jailson Amorim, de Rodrigues Alves também se fizeram presentes. Representando o Tribunal de Justiça do Acre, o desembargador Luiz Camolez, e o Ministério Público Federal, o procurador da República, Lucas Costa. Melissa Machado, superintendente do Ibama no Acre, e Ricardo Araújo, do Dnit, juntamente com Renata Souza, secretária Adjunta de Meio Ambiente do Estado do Acre e Paulo Trindade, do Ministério da Agricultura estiveram no dispositivo de honra, ao lado da presidente do Deracre, Sula Ximenes.
A vice-governador Mailza Assis (PP/AC) também esteve na Aleac, ao lado do senador Alan Rick (UB/AC).
Os deputados estaduais presentes, além de Luiz Gonzaga, foram Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Maria Antônia (PP).