O empresário Narciso Mendes revelou pela primeira vez publicamente nesta quinta-feira (21) durante participação no Papo Informal (podcast) que a frase "transformar o Acre em um Estado com Saúde de primeiro mundo", abundantemente repetida por opositores do petismo, atribuída a Tião Viana, jamais foi proferida pelo ex-governador. “Isso foi inventado, foi fabricado. Nós conseguimos fazer crer que o governador Tião Viana havia prometido saúde de primeiro mundo e segurança com tolerância zero.”
Durante parte dos 20 anos em que a Frente Popular esteve no poder, Narciso Mendes foi opositor ferrenho do grupo que era comandado pelo PT. A partir do governo Binho Marques e nos oito anos da gestão Tião Viana, Narciso passou a ser aliado da FPA.
Foi ele um dos mentores e criadores do extinto MDA, o Movimento Democrático Acreano, engenharia política que, apesar de sua curta duração, conseguiu derrotar o PT nas eleições municipais do ano 2000 ao conseguir eleger o hoje deputado federal Flaviano Melo prefeito de Rio Branco contra o petista Raimundo Angelim, que desfrutava da máquina petista em seu auge.
“Era um instrumento da nossa ação política. Existem as mentiras maldosas e as mentiras necessárias. O que havia demais eu instigar o governo a fazer a saúde de primeiro mundo? Nenhuma?”, declarou Narciso.