Opa, voltamos! Embora com um dia de atraso, mas estamos aqui para dar continuidade na sequência de entrevista que realizamos com o prefeito da capital acreana, Tião Bocalom (Progressista).
Na primeira entrevista, o “Velho Boca”, como é carinhosamente chamado no meio político, falou sobre toda a construção e o trabalho realizado que proporcionou o Executivo municipal a montar todo o planejamento de revisão salarial dos servidores de Rio Branco.
Destacou o empenho e a sensibilidade de todos os agentes envolvidos no processo de negociação, como sindicatos, trabalhadores, vereadores e equipes técnica e de apoio da prefeitura.
Nessa parte da entrevista, o prefeito fala sobre o planejamento das ações de infraestrutura e urbanismo que serão anunciadas nas próximas semanas.
De acordo com Bocalom, a prefeitura dará início com uma grande ação de limpeza e tapa buracos na capital, com a previsão de se chegar a 1,7 mil ruas atendidas. Intervenção na área de esgoto também estão previstas para os próximos meses.
“Vamos iniciar já em maio com uma grande operação tapa-buracos e de limpeza nos bairros. Já estamos realizando serviços de manutenção nos parques e praças e seguiremos pelos próximos meses”, afirmou.
Ainda de acordo com Bocalom, a prefeitura está em fase de conclusão do projeto de construção de casa populares destinadas à famílias que ainda residem em áreas de risco.
“É um projeto ousado, mas estamos em fase de conclusão. Serão moradias destinadas às famílias que ainda estão em áreas de risco, serão casas simples, mas confortáveis, com toda infraestrutura e com localização central, ao contrário de alguns conjuntos residenciais que foram construídos longe da cidade”, comentou o prefeito.
Tião Bocalom disse ainda que o pacote de obras passará pela construção e reforma de escolas e creches, além da reforma de todos os centros de saúde. As ações serão levadas à zona rural com a melhoria de ramais. Está previsto também o fortalecimento e incentivo a agricultura, para isso a prefeitura está concluindo um processo licitatório para aquisição de máquinas e equipamentos que oferecerá melhores condições ao homem do campo.
“Tudo isso só será possível porque acabamos com os gastos desnecessários, os recursos estão sendo empregados de forma correta e usados com o que realmente é necessário. Isso nos proporcionou a economia de alguns milhões de reais em que estaremos empregando em melhorias para a população”, comemorou.
Mas, Bocalom avaliou como grande feito de sua gestão a construção de dois elevados. Um na junção do final da Avenida Ceará com a Estrada Dias Martins e o segundo que será construído na rotatória que dá acesso a UniNorte.
“O primeiro deles de será construído em frente a AABB terá 271 metros de comprimento e custará aproximadamente 25 milhões de reais, recursos esses garantidos de emenda parlamentar do senador Márcio Bittar (UB). O segundo que será construído na rotatória que dá acesso a UniNorte ainda está em fase de projeto e a Seinfra ainda não sabe estimar um valor pra ele. O que se sabe é que mesmo a prefeitura não tendo garantidos recursos de emendas parlamentares para sua construção, vai usar recursos próprios”, afirmou o prefeito.
O início da obra de construção do primeiro elevado tem a previsão de iniciar ainda este ano, estando o processo licitatório em fase de conclusão.