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POLÍTICA

Nicolau Júnior destaca importância da BR-364: “Sentido social e econômico para o desenvolvimento do nosso Acre”

Nicolau Júnior destaca importância da BR-364: “Sentido social e econômico para o desenvolvimento do nosso Acre”

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior, deu início na manhã desta quinta-feira, 5, à caravana “BR-364 Pede Socorro”, mobilização que reúne parlamentares estaduais, membros da bancada federal e representantes de órgãos ligados à infraestrutura viária. O objetivo é chamar atenção para as condições críticas da rodovia, principal via de ligação entre as regiões do Acre, especialmente o Juruá, e outras partes do país.

Antes da saída da comitiva, Nicolau Júnior ressaltou o papel estratégico da rodovia para o desenvolvimento do estado. Segundo ele, a BR-364 não é apenas uma via de transporte, mas uma conexão vital com profundas implicações sociais e econômicas.

“A BR-364 liga todo o Acre. Tem um significado muito grande para a nossa região do Juruá e para o estado inteiro. É uma estrada com um sentido social muito grande, um sentido econômico muito forte. Mas hoje, infelizmente, ela se encontra em péssimas condições. Por isso estamos aqui, unindo forças da bancada federal e estadual para pedir socorro ao governo federal”, disse o deputado.

O parlamentar enfatizou que a situação da estrada afeta diretamente a vida da população, elevando o custo de vida e dificultando o acesso a serviços essenciais. “O povo está sofrendo muito. Quem mora nos municípios mais isolados sente na pele o aumento dos preços, as dificuldades de deslocamento, a falta de segurança na estrada. E isso impede o crescimento do Acre. Não tem como desenvolver um estado sem uma BR em boas condições”, declarou.

Nicolau Júnior reforçou ainda a necessidade de medidas concretas e urgentes por parte do governo federal. Segundo ele, não se trata apenas de ações paliativas, mas de uma reestruturação completa da rodovia.
“Temos a previsão da licitação para reconstrução de um trecho importante, de cerca de 200 quilômetros, que precisa ser antecipada. Essa licitação envolve altos investimentos, pois a técnica usada, o macadame, é mais durável e já foi testada com sucesso em alguns pontos. Mas precisamos de mais agilidade, mais atenção com o Acre”, disse.