“Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Esse foi o tema da redaçao do Enem 2019. Professores e coordenadores de cursinhos consideraram o tema simples e neutro. Talvez por isso o volume da polêmica seja bem menor que em anos anteriores.
O cineasta Sérgio de Carvalho, que também é ativista cultural, tem bastante conhecimento sobre o assunto. Há anos ele se dedica, entre outras coisas, a levar o cinema a lugares diversos.
Em sua página no Facebook, logo após a divulgação do tema do Enem, Sérgio de Carvalho recordou que o Acre tem no Festival Internacional Pachamama um belo exemplo de democratização do acesso ao cinema.
"Neste país, de ponta a ponta, os festivais e mostras de cinema vêm cumprindo um papel fundamental: a Democratização do Acesso do Cinema no Brasil. Mais do que nunca com todo o desmonte, eles resistem! O Festival Internacional Pachamama - Cinema de Fronteira é um desses importantes projetos.
Há 10 anos, provoca a fruição do cinema brasileiro, latino, indígena e comunitário, rompendo fronteiras. Focado na formação do olhar e de público, assim como no intercâmbio do Norte com o resto do país e com os países fronteiriços.Também, do centro para as periferias com a Mostra Cinema nos Bairros", diz o cineasta.