..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

No Acre, produção de carne bovina pode aumentar para 120 mil toneladas em 2024; rebanho cresceu 1.227% nos últimos 38 anos

No Acre, produção de carne bovina pode aumentar para 120 mil toneladas em 2024; rebanho cresceu 1.227% nos últimos 38 anos

De acordo com levantamento realizado pelo Fórum Empresarial do Acre em colaboração com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape), a produção de carne bovina no Estado pode atingir 120 mil toneladas até o final deste ano, representando um aumento de pouco mais de 4% em comparação com 2023, quando o abate de bovinos superou 115 mil toneladas.

Segundo o Boletim Econômico, o rebanho acreano também está em ascensão, podendo alcançar 5 milhões de animais até dezembro de 2024. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual positivo marca um crescimento significativo em relação aos 4,6 milhões registrados em 2022.

Apesar das perspectivas favoráveis, o estudo ressalta que o setor ainda enfrenta desafios que precisam ser enfrentados por meio da profissionalização das indústrias. Questões como os custos dos fretes, a necessidade de investimentos em tecnologias agropecuárias para aumentar a eficiência no uso de insumos e a automação de processos, além de maior atenção às normas de sustentabilidade ambiental e precauções contra eventos climáticos extremos, como secas, são destacadas como áreas de preocupação.

Quanto ao uso do território, dados do MapBiomas Amazônia revelam que mais de 2,37 milhões de hectares no Acre são ocupados por áreas de pastagem para pecuária, representando 14,5% do território total. Esse aumento é notável em comparação com os 438.426 hectares registrados em 1985, o que representava apenas 2,67% do território.

Apesar dos desafios de infraestrutura, o rebanho bovino acreano cresceu impressionantes 1.227% entre 1985 e 2022, mostrando resultados acima da média nacional. Para manter esse crescimento e superar os desafios atuais, o boletim destaca a importância de investimentos em tecnologia para pequenos e médios produtores, visando aprimorar a produtividade e promover a sustentabilidade ambiental.

A implementação dessas medidas, segundo a análise, pode levar o Acre a alcançar uma produtividade média superior a dois animais por hectare em um curto espaço de tempo, sem a necessidade de expandir as áreas de pastagens, o que seria um marco significativo em termos de sustentabilidade para o Estado.