O deputado Tazínio Sá (MDB) participou do terceiro festival cultural da etnia Madija, evento que ocorreu entre os dias 24, 25 e 26, na comunidade Boaçu, no município de Manoel Urbano. Além de reunir nove aldeias dos rios Purus e Chandless, o evento contou com a presença de representantes de outras nações indígenas, vereadores, ribeirinhos e com a equipe de saúde itinerante do município. “Eu nasci aqui próximo e me sinto em casa”, disse o parlamentar, enfatizando “a alegria de viver” dos Madija.
O festival contou com torneios de futebol (masculino e feminino), danças, entre outras inúmeras atividades esportivas e culturais. “É uma enorme satisfação compartilhar dessa felicidade com esse povo. O convite chegou à Mesa Diretora e estou representando a Assembleia Legislativa”, destacou o deputado, que foi o idealizador das edições anteriores, na oportunidade em que foi prefeito. “Além da integração das aldeias e a confraternização em si, o estado e suas políticas públicas estão presentes aqui”, destacou a secretária municipal de Saúde, Francisca Thaumaturgo.
Por causa da caça e pesca escassas, o que tem causado insegurança alimentar nas aldeias, Tanizío lembrou que construiu dois açudes em cada comunidade, apoiou técnicas de criação de animais e fez parcerias que ofereceram cursos para o cultivo de alimentos. “Depois disso, instalamos antenas parabólicas, televisões, placas solares, distribuímos roçadeiras e fizemos uma casa de passagem para eles na cidade”, enumerou, assegurando que é a primeira vez que um deputado “coloca os pés na comunidade”.
O cacique da aldeia, Raimundo Kulina, de 65 anos, agradeceu ao deputado e à Francisca Thaumaturgo, os quais patrocinaram a logística do festival. Não é fácil mobilizar nove aldeias e disponibilizar recursos para a alimentação, premiações e o combustível para trazer e levar todos os parentes”, ressaltou o líder indígena. “O Tanízio também conseguiu recursos para comprar barcos de alumínio”.
Cacique Raimundo Kulina
Reconhecimento nas urnas
Nascido nas proximidades das aldeias, no Seringal São Brás, Tanízio Sá passou a juventude e a infância em contato com os Madijá. “O meu pai era seringalista e negociava com eles. A gente passava o final de semana jogando bola, pescando ou caçando juntos”, detalhou ele, que, ao chegar à aldeia, recusou-se em ser carregado nos braços. “Não havia necessidade”, disse, agradecendo a atenção e o carinho.
De acordo com o parlamentar, na eleição em que concorreu para prefeito, dos 156 votos da localidade, obteve 152. Já para deputado, dos 196 sufrágios, emplacou 192. “Isso é esperança e confiança no nosso trabalho. Por isso me dedico tanto em servi-los”, assim retribuiu Tanízio, para quem o festival marcou a memória de todos que estiveram presentes.
Quem são os Madija?
Pertencem à família linguística arawá. Até a chegada dos brancos, formavam um dos grupos mais numerosos nos estados do Acre e sul do Amazonas. Autodenominam-se madija (pronuncia-se madirrá), que significa "os que são gente". Os brancos são tratados genericamente por cariás. Os madija falam predominantemente a sua língua, inclusive as crianças, sendo raros os bilíngues.
Os Madija é o povo mais fortemente ligado às suas tradições, particularmente sua língua, música e práticas xamânicas. São relutantes em manter contato com outras etnias, índios ou não índios, sendo reconhecidos como grandes xamãs pelos vizinhos, além de serem historicamente lembrados como grandes guerreiros, pelo menos até antes do contato com os brancos, quando passaram a trabalhar para os patrões nos seringais.
Também dominam as técnicas de cultivo e processamento do algodão, dele produzindo suas roupas, tingidas com urucum, bem como suas redes, bolsas e cintos, os quais comercializam esporadicamente nas cidades ou por meio dos múltiplos agentes que eventualmente frequentam suas aldeias.
Produzem colares e pulseiras com dentes de animais e sementes. Utilizam-se bastante das várias espécies de palmeiras para adornos rituais, assim como chapéus, saias e faixas corporais. Também são famosos pelos trabalhos em madeira maciça tais como: bancos em forma de animais como jacarés, antas e onças, além de pequenos bonecos esculpidos e barcos.
Casamento interétnico
Até a presente data, não se conhecem casos de índios Madija morando fora de suas aldeias. No entanto, alguns Huni Kui, que num passado remoto foram inimigos dos Madija, migraram para a região de Manoel Urbano. É o caso de Vagner Marcos Kaxinawá, de 18 anos, que há dois anos mora na aldeia Ipiranga Velho. Ele está casado com Jandira Madija, de 30 anos, com quem tem um bebê de apenas dez meses. “Eu fui casada antes, tenho dois filhos, mas estou sendo feliz agora”, explicou, assegurando que não se importa com a diferença de idade em relação ao seu companheiro.
O problema do saneamento básico
O principal problema nas aldeias é a ausência de saneamento básico, o que provoca a contaminação da água consumida, sobretudo no período das chuvas. Nos últimos cinco anos, segundo um levantamento do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), isso teria causado inúmeras mortes nas aldeias do Alto Rio Purus. Os principais sintomas das vítimas foram diarreia, febre, vômito e cãibras.
Delmir Cardoso
Para o técnico em saneamento básico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Delmir Cardoso, de 62 anos, é difícil mudar hábitos e os Madija são a nação mais resistente culturalmente. “Eles quase não consomem açúcar e sal, por exemplo. O sabor e o cheiro deles é diferente do nosso”, explicou o servidor, acrescentando que o trabalho de coleta de lixo e o tratamento da água e do esgoto já avançou nas aldeias da região.
Depois de 25 anos trabalhando em inúmeras regiões da Amazônia, com diferentes etnias, Delmir destaca o comportamento dos Madija: “Sinto-me feliz com esse estado natural deles. São um povo hospitaleiro, que acumula saberes da natureza”, assim concebe ele, que ainda acrescentou: “Aqui existe carinho, respeito, amor ao próximo e felicidade”.
Equipe Médica da Secretaria de Saúde de Manoel Urbano
Equipe médica da Saúde do DSEI
Trabalho que virou causa
Especializada em Saúde da Família e Comunidade, a médica Deby Correia Soares, de 36 anos, veio passar um ano no Distrito Sanitário Especial Indigenista (Dsei) Alto Purus, no município de Santa Rosa, onde trabalhou com os índios Madija, Huni Kui e Jaminawa. Ficou três anos por lá. Atualmente, atende nas aldeias de Manoel Urbano. “Estou com um ano aqui e não pretendo sair”, disse, sorrindo. “Me identifiquei com o trabalho, especialmente com uma etnia”, acrescentou, referindo-se aos Madija. “Primeiro foi a empatia e depois criamos vínculos”.
O simples ato de segurar a mão, segundo ela, encoraja, acalma e demonstra carinho durante o atendimento. O acolhimento cuidadoso e atencioso dos profissionais envolve a interculturalidade e a humanização. Nem a diferença de língua impede a qualidade da consulta, que é, na maioria das vezes, de casa em casa. “É sempre na negociação, uma vez que não estamos aqui para impor, mas para aliar conhecimentos e experiências”, disse Deby Soares, para quem os trabalhos dos pajés e dos médicos são complementares.
Mesmo enfrentando preconceitos de outros povos indígenas e do branco, os Madija, segundo Deby, são um povo alegre cujo bem viver é a sua filosofia de vida. “É uma prática ancestral de ligação com a natureza, de harmonia, de reciprocidade entre os povos e todos os seres que fazem parte desse universo, contrapondo-se à concepção capitalista de competitividade, consumismo, dentre outras”, explicou a médica.