Ao comemorar seu aniversário de emancipação política no último domingo, 28, a cidade de Rodrigues Alves relembrou toda a luta que deputados e o então governador Edmundo Pinto tiveram para que municípios como Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Acrelândia, Epitaciolândia e outros tivessem sua autonomia política e administrativa.
Nesse sentido, a deputada estadual, Antonia Sales (MDB), ao acompanhar o desfile cívico no município, que comemorou 27 anos de independência administrativa, destacou a importância de reconhecer o trabalho e empenho dos parlamentares estaduais, entre eles seu esposo, ex-prefeito Vagner Sales, que foi quem apresentou o projeto legislativo para a criação de cinco municípios.
“Participei da festa de aniversário de Rodrigues Alves acompanhando o desfile cívico ao lado da esposa do saudoso ex-governador Orlei Cameli, a dona Beatriz Cameli. Podemos ver como cresceu a cidade com sua infraestrutura e potencial econômico. Dessa forma podemos analisar o crescimento também de outras cidades do Juruá como Thaumaturgo e Porto Walter que foram criadas nessa mesma luta dos nossos políticos da época”, relatou.
Vagner Sales relembra a luta por autonomia no Vale do Juruá
A Lei Estadual nº 1.032, de 1992 que instituiu os municípios foi amparada por um plebiscito, na época. O ex-deputado e ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (MDB) lembrou quando era vereador de Cruzeiro do Sul e ao percorrer as antigas Vilas de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves o sonho da população era ver aquelas localidades se transformar em município.
Ao lembrar-se do início dos trabalhos de articulação para garantir a independência administrativa, Vagner Sales contou para a reportagem que a luta foi iniciada por diversos deputados, um deles era o Geraldo Pereira Maia, quem o ex-prefeito fez questão de mencionar.
“Quando me elegi vereador comecei andar pelas Vilas Rodrigues Alves, Porto Walter e Thaumaturgo e via um grande sonho das pessoas naquelas localidades que era a criação daqueles municípios que foi bandeira de muitos que passaram, como o grande deputado Geral Pereira Maia, que defendia essa luta com muita propriedade, e eu fiquei ouvindo. Em 1986 me elegi deputado estadual com uma votação brilhante e nesse momento eu tive a oportunidade de defender esta bandeira. Tanto eu quanto outros deputados desta região. Naquela época, infelizmente, a Lei que criava os municípios era de responsabilidade do Governo Federal e os Estados não podiam criar os municípios. Mas, com a nova Constituição, a responsabilidade passou a ser dos Estados. Quando fizemos a nova Constituição Estadual deixamos tudo organizado para a criação dos novos municípios que parte da população do Acre estava esperando há muito tempo”, contou Vagner.
Diante do compromisso que havia assumido junto à população daquelas regiões, Sales apresentou um projeto legislativo pedindo a criação dos municípios de Thaumaturgo Porto Walter, Rodrigues Alves, Acrelândia e Epitaciolândia que acabou juntando-se a requerimentos de outros deputados requerendo a criação de mais municípios.
Edmundo Pinto, o governador da integração
Vagner também destaca que na época tinha um grande governador que apoiava a luta. “Edmundo Pinto era o governador que foi deputado junto comigo e defendia essa bandeira, abraçou esse grande desejo do povo acreano e encampou isso de maneira corajosa e encaminho o projeto de lei criando estes municípios do Estado do Acre, incluindo os do vale do Juruá. Aprovamos o projeto e depois veio a parte do plebiscito para saber da população se eles queriam ou não que os municípios fossem criados. Não tinha dinheiro, o Tribunal Regional Eleitoral disse que não tinha dinheiro. Mas nós fizemos o possível, fizemos vaquinha, subimos porto por porto explicando para a população a importância de as pessoas votar para a criação desses municípios. Mas, tivemos também barreiras, tinha parte da sociedade que era contra e trabalhavam contra a criação dos municípios, alegando que tiraria a tranquilidade da região e outros comerciantes chegariam às localidades. Mas fomos para o embate e ganhamos nesses municípios todos. Em Porto Walter ganhamos por dois votos, quase perdemos a eleição lá. Para se ter uma ideia de como havia um grupo que trabalhou muito contra a criação dos municípios”, relatou Sales.
Desenvolvimento regional
Atualmente sem mandato, mas com um legado na região do Juruá como o prefeito que mais trabalhou na região, Vagner Sales diz ver com bons olhos a comemoração de 27 anos da cidade de Rodrigues Alves e presenciar o crescimento dos demais municípios que com muito empenho ajudou e cooperou na criação. “Hoje com tantos que não estão mais na Assembleia, na política e outros parlamentares que não estão mais nem vivos para ver suas grandes obras, posso destacar aqui o grande governador Edmundo Pinto. Mas os municípios estão emancipados, graças a Deus cresceram aqui no Vale do Juruá, se libertaram de Cruzeiro do Sul economicamente e politicamente. Posso dizer que foi um grande projeto, um grande avanço que a população daquelas regiões tiveram, e que se enchem de orgulho de morar em seus municípios”, destaca.
Ao final, Vagner ressaltou que com a criação dos municípios os investimentos realmente chegaram nas regiões por meio do Governo Federal com os repasses do Fundo de Participação dos Municípios, os programas na área da educação, saúde com hospital, transporte, saneamento, apoio ao agricultor.
“Tudo ficou melhor. Poderia estar ainda melhor, se nós tivéssemos administradores que cumprisse com suas obrigações. Isso é normal na política. Quando não se está bem, se coloca para fora e coloca outro. Mas o importante é que foi positivo quando vemos o crescimento nessa região. E temos uma deputada federal que, não por ser minha filha, mas a Jéssica Sales é a grande estrela desses municípios. Ela se empenha para conseguir os recursos para garantir os investimentos que ajudam no desenvolvimento dessas regiões. Jéssica na Câmara Federal e Antonia na Assembleia estão de parabéns. Representam realmente a população do Acre, principalmente as que mais precisam”, finaliza.