Durante solenidade na manhã desta quarta-feira (15) no Estádio Arena da Floresta, o governador Gladson Cameli abriu oficialmente os Jogos Escolares 2022. A competição é realizada em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e a Federação Acreana de Desporto Escolar (Fade).
Ao todo, a fase municipal abrangerá 17 modalidades esportivas, entre elas basquete, futsal, vôlei, handebol, vôlei de praia, tênis de mesa, atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, judô, karatê, wrestling, natação, taekwondo e xadrez.
Gladson lembrou que o jogos retornaram após dois anos de pandemia e que o Estado tem, agora, a oportunidade de executar as políticas para jovens e adolescentes. Cameli também anunciou reformas de nove ginásios de esportes e seis centros da juventude.
“O que nós temos é que criar esses incentivos para mais esporte e lazer, dar oportunidade para os nossos jovens. Daqui a pouco vou assinar a ordem de serviço para recuperar todos os ginásios tanto de Rio Branco quanto do interior como também os Ceja’s (Centro de Educação de Jovens e Adultos)”, afirmou.
As competições serão realizadas nas modalidades masculina e feminina e abrangem as categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. A previsão dos organizadores do evento é que, somente na fase municipal de Rio Branco, mais de 500 atletas participem dos jogos escolares.
Na categoria de 12 a 14 anos todas as modalidades esportivas estarão contempladas na competição, inclusive o atletismo adaptado, que terá a participação de atletas paralímpicos. Já na categoria de 15 a 17 anos não haverá as modalidades xadrez e karatê.