No dia em que o PT comemora 43 anos de fundação, o presidente da sigla no Acre, Cesário Campelo Braga, publicou a foto de uma tatuagem que fez no braço em homenagem ao partido.
Cesário destacou que o PT é o maior partido de esquerda do país e parabenizou seus correligionários.
“Carrego com muito orgulho tatuado em meu braço o símbolo do maior partido do Brasil, um partido que nasceu da classe trabalhadora e cuja a história se confunde com a lutas por justiça social em nosso país. Parabéns ao PT - Partido dos Trabalhadores por esses 43 anos. Parabéns a cada companheiros e companheiras que ajudaram a construir essa história.”
O aniversário do PT será comemorado a partir das 17 horas na sede do partido, na rua Leblon, no bairro Floresta, em Rio Branco.
Em suas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a maior estrela do PT, parabenizou a sigla.
“Fundamos o PT para combater desigualdades no Brasil e defender a democracia. Em nossos governos, provamos que é possível cuidar do povo. Hoje comemoramos 43 anos mais uma vez juntos, pelo melhor do Brasil e dos que mais precisam”, publicou.
A fundação do PT
Uma reunião no Colégio Sion, em São Paulo, marcou a fundação do Partido dos Trabalhadores em 10 de fevereiro de 1980. Lula era um dos principais líderes, com figuras como Jacó Bittar e Olívio Dutra. A legenda reuniu sindicalistas, militantes de esquerda (alguns egressos das guerrilhas contra a ditadura), intelectuais, integrantes de movimentos sociais e setores da Igreja Católica. Era o auge do movimento conhecido como Teologia da Libertação e das comunidades eclesiais de base, que juntavam ideologia de esquerda ao catolicismo.