..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

No Iapen, policiais penais pedem a Gladson prioridade na vacina após morte de servidores; "Sempre defendi essa prioridade", diz governador

No Iapen, policiais penais pedem a Gladson prioridade na vacina após morte de servidores; "Sempre defendi essa prioridade", diz governador

Os policiais penais do Acre querem prioridade na campanha de vacinação anticovid. O pedido foi feito pessoalmente ao governador Gladson Cameli na manhã desta terça-feira (23) pelos presidentes do Sindicato dos Policiais Penais, Joelison Ramos, e da Associação dos Policiais, Eden Azevedo. Eles aproveitaram a visita institucional do governador à sede do Instituto de Administração Penitenciária e relataram a necessidade da inclusão da categoria na atual fase da vacinação.

Nos últimos 30 dias, dois policiais penais morreram vítima de covid-19 no Acre. As entidades informaram que mais de 500 servidores dos 1. 100 existentes no órgão foram infectados pelo vírus. Alguns chegaram a ficar em estado grave.

"O nosso objetivo é evitar um colapso no sistema penitenciário, por isso a gente protocolou no dia cinco de março na Sesacre esse pedido pela prioridade da vacinação para evitar mais contaminação", disse Eden Azevedo.

"Nossa preocupação é para evitar o caos e também com o aspecto de segurança no presídio", salientou Joelison Ramos.

O Acre recebeu até o momento 121. 300 mil doses das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca. A aplicação dos imunzantes segue uma regra do Ministério da Saúde, que prevê atendimento primeiro a idosos e servidores da Saúde, que trabalham na linha de frente de combate à covid-19 nos Estados.

Durante a reunião, o secretário de Segurança, Paulo Cezar, informou que está tentando junto ao Ministério Público Estadual uma possível recomendação na alteração da ordem da vacina no Estado para contemplar de imediato os policiais penais, civis, militares, bombeiros e agentes do Instituto Socioeducativo, todos integrantes do Sistema de Segurança do Acre.

"O sistema de segurança é prioridade. Sempre defendi que vocês devem ser vacinados prioritariamente", afirmou Cameli aos policiais penais.