O rádio continua sendo o meio de comunicação mais utilizado nas cidades da Amazônia, sobretudo as mais isoladas ou com dificuldade de acesso à internet.
Em diversas cidades do Acre, o rádio cumpre um papel de serviço essencial por ser uma espécie de telefone da floresta. Por essa razão, o deputado federal Manuel Marcos (Republicanos) esteve cumprindo agenda em Brasília, nesta quarta-feira, 19, e solicitou ao ministro das Comunicações, Fábio Faria, que seja feito um estudo de viabilidade de concessão pública de rádio FM para a prefeitura de Mâncio Lima, na região do Juruá, interior do Acre.
"O fator que nos leva a buscar atender a essa demanda é a falta de comunicação do município, pois tem uma baixa qualidade de serviços de telefonia e internet. O município passa dias sem comunicação por esses meios, por isso a necessidade da comunicação por meio do rádio, pois o município é formado por uma grande extensão rural, o que deixa os munícipes mais vulneráveis a falta de comunicação e informações", destaca.
Manuel Marcos lembra ainda que uma rádio pública na cidade contribuirá também com as aulas da rede de ensino do Estado que foram suspensas e passaram a ser veiculadas pela TV e Rádio Aldeia, do Sistema Público de Comunicação, por causa da pandemia de covid-19.