O senador Alan Rick (UB/AC) foi o convidado do jornalista Luciano Tavares nesta quinta-feira (21/11). Ele participou do Papo Informal. Durante o podcast, o senador acreano defendeu a construção da ferrovia interoceânica, ligando o Brasil, passando pelo Acre, aos portos peruanos.
“Nós temos que ter uma estrada plana, que garanta cargas mais pesadas, as carretas e quem sabe no futuro, uma ferrovia. Por que não sonhar com isso? Eu, inclusive, estive na Embaixada da China conversando com embaixador, junto com o presidente da Assembleia, presidente da Fieac, presidente da Federação da Agricultura, levando novamente o interesse do Acre. E, nós, na presidência da Comissão de Agricultura do Senado, dizendo: ‘olha, a Amazônia tem interesse nessa ferrovia’. O governo chinês já tinha apontado, em 2016, investimento de até US$ 50 bilhões”, disse Alan Rick.
Além da necessidade da construção de uma estrada que permita o transporte de cargas, Alan Rick também destacou que é preciso vencer a burocracia. “Como é que o Acre pode se beneficiar disso? Nós temos que ter uma via de acesso que permita o transporte de cargas. Acho que esse é um dos problemas, um deles. O estado precisa ter alfândega. Nós temos um fiscal federal agropecuário”.
Ele também defendeu a construção de uma estrada ligando o Acre à cidade de Pucallpa, no Peru, por meio da BR-364. Ele frisou que esta via é mais plana e permite o transporte de cargas ligando aos portos de Chancay e de Ilo.