O candidato do União Brasil, Gilberto Lira, a prefeito de Sena Madureira, foi o entrevistado do jornalista Luciano Tavares, no podcast semanal Papo Informal, do Notícias da Hora. Ele mencionou nesta quinta-feira (5) que é preciso fortalecer as políticas de recuperação de áreas degradadas. De acordo com Lira, esta é a única forma de coibir as queimadas.
“Essa situação do nosso clima é coisa quase que irreversível. Eu já tive algumas falas na Assembleia, que nós enquanto poder público temos que dar as condições necessárias, principalmente as pessoas que moram mais distante. Uma vez em Tocantins, nós tivemos um debate e eu utilizei da fala. As pessoas que estão nos grandes centros elas não imaginam como é a vida de quem mora nas florestas. Muitas vezes não tem o ramal, é aquele caminho chamado varadouro”, disse Gilberto Lira.
Em outro trecho, Gilberto, que é deputado estadual, disse que fez uma conversa com o secretário de Estado de Agricultura, Luís Tchê, para que fortaleça as ações da Seagri em Sena Madureira. Outra ideia dele é trabalhar com emendas parlamentares da bancada federal.
“Nós temos que ter tanto governo estadual quanto municipal temos que dar as condições para os produtores para evitar que as queimadas. Como é que vamos evitar queimadas se não damos as condições? E isso também foi uma conversa que eu tive com o secretário Tchê para que ele possa reforçar a Seagri no município. O terceiro município do Estado e nós não temos um trator para fazer o arado lá em Sena Madureira. Tanto município quanto estado tem que dar as condições necessárias para esses pequenos agricultores”, afirmou Lira.