Apesar da chegada do período de chuvas no Acre, a prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes, vai manter as máquinas da Secretaria Municipal de Obras atuando na recuperação e manutenção dos ramais que cortam o município.
Segundo Rosana Gomes, a recuperação de ramais é essencial em áreas produtivas e garante atividades agrícolas programadas pelos agricultores. "Estamos juntos com eles", afirmou a gestora.
Senador Guiomard tem mais de 1.200 km de ramais, sendo que a grande maioria é cortado por pequenos igarapés e lagos que mesmo com pouca chuva cria atoleiros atrapalhando a vida dos trabalhadores rurais.
O município é um dos maiores produtores de grãos do estado, destacando-se na produção de melancia, maracujá, mandioca, milho e banana. Produtos que chegam aos grandes supermercados da capital e outras cidades acreanas.
Desde que assumiu, a atual gestão tem conseguido assegurar o escoamento da produção de todas as regiões do Quinari.
Nesta segunda-feira, por exemplo, a Prefeitura mantém duas equipes com maquinários trabalhando em regiões diferentes. No Gleba F, onde o ramal principal tem conexões com outros polos produtivos, as máquinas trabalham no limite da claridade, aproveitando a estiagem.
Já no Ramal Progresso, as máquinas estão há mais tempo. Em visita ao local, a prefeita disse que as equipes trabalham segundo a natureza.
"Quando não chove, nossa equipe liga as máquinas. Não podemos é ficar na cidade esperando, por isso, disse ao meu secretário para deixar as máquinas prontas, quando o sol aparecer, é só ligar e pronto", reforçou Gomes.
A quantidade de pontes é outro desafio. Em quase todos os ramais é preciso construir pontes. A parceira do governo do Acre chegou em ótima hora. Sem a ajuda do Deracre, a Prefeitura não conseguiria construir as mais de vinte pontes que entregou este ano.
Em conversas com produtores, a prefeita Rosana Gomes agradeceu ao governador Gladson Cameli que, mesmo diante das dificuldades, tem garantido a execução dos trabalhos.