Na manhã deste domingo, 30, a Comissão da Auditoria de Votação Eletrônica recebeu o Presidente do TRE-AC, Des. Francisco Djalma; o Corregedor Eleitor, Des. Laudivon Nogueira; o Procurador-Geral do Ministério Público do Acre, Danilo Lovisaro; a Vice-Presidente da OAB/AC, Socorro Rodrigues e os profissionais da imprensa para acompanharem os trabalhos realizados desde às 5h da manhã.
O processo de auditoria e fiscalização é realizado em tempo real, paralelamente ao período oficial do pleito, das 6h às 15h. O procedimento é aberto ao público e qualquer cidadão interessado poderá acompanhar os trabalhos, tanto presencialmente quanto pelo canal TRE Notícias no Youtube.
“Ao longo do dia, as urnas eletrônicas estão sendo submetidas a funcionamento como se estivessem na seção eleitoral de origem. A emissão da zerésima (documento que comprova que a urna não tem votos) foi realizada as 5h, e as 6h iniciou a votação eletrônica. As cédulas em papel são, então, retiradas das urnas de lona e os votos digitados no computador, utilizando-se o sistema de apoio à auditoria de votação, e na urna eletrônica”, explicou o presidente da Comissão, Juiz de Direito Marcelo Carvalho.
Ao final do dia da eleição, serão impressos os boletins de urna, exatamente como ocorre em todas as seções eleitorais do estado, e comparados os resultados das urnas com o exibido pelo sistema de apoio à votação, considerando os votos em papel. O resultado deverá ser exatamente o mesmo para as duas situações.
O presidente da Comissão disse que os trabalhos estão sendo realizados conforme o planejamento. “Por aqui, segue tudo dentro da normalidade e todos os senhores estão podendo comprovar que esta é mais uma etapa que comprova a segurança e a confiabilidade no processo de votação”, destacou Marcelo Carvalho.
A Comissão da Auditoria de Votação Eletrônica é composta pelos juízes Marcelo Carvalho e Thaís Khalil e pelo promotor Luiz Henrique Rolim.
Fotos: Dell Pinheiro