A Prefeitura de Rio Branco registrou recentemente a nomeação de dois jovens em cargos comissionados estratégicos, ambos filhos de secretários municipais. A prática, conhecida como “nomeação cruzada”, vem gerando debates sobre o uso de cargos públicos para beneficiar familiares de agentes políticos.
O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, conseguiu emplacar seu filho, Raul Hernandez de Souza Luz, como assessor técnico na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans). A nomeação ocorreu nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, e o cargo ocupado é de nível 3 na estrutura administrativa.
Por outro lado, o superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, teve o filho Alexandre Augusto de Melo Vilas Boas indicado para a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, comandada por João Marcos Luz. Nomeado ainda em janeiro, Alexandre ocupa o cargo de chefe de gabinete, um posto de nível 5, superior ao do filho do secretário de Assistência Social. A nomeação foi feita pelo vice-prefeito Alysson Bestene (PP) durante o período de férias do prefeito Tião Bocalom (PL).