Teve início nesta terça-feira, 13, a agenda institucional do governo do Acre nos Emirados Árabes, como resultado das tratativas realizadas durante a Conferência do Clima (COP28), que aconteceu no final do ano passado. A vice-governadora, Mailza Assis, lidera a delegação acreana formada pelo secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Amarisío Freitas, o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho, o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA), José Gondim dos Santos, o presidente do Conselho de Administração do CDSA, Ernandes Negreiros e equipe técnica.
A primeira agenda foi realizada em Dubai, na Câmara do Comércio Árabe – Brasil, oportunidade em que a delegação foi recebida pelo diretor-geral, Rafael Solimeo. O desenvolvimento de mecanismos econômicos e financeiros realizado pelo governo do Acre foi um dos assuntos que esteve em pauta.
“O Acre precisa apresentar os seus ativos ambientais, não somente em Dubai, mas também em todo os Emirados Árabes e nos 24 países do Golfo. Esta missão estratégica, pós COP28, passa uma mensagem de seriedade, coerência e integridade que o povo árabe valoriza muito”, declarou Solimeo.
Já a vice-governadora Mailza Assis destacou as políticas públicas ambientais desenvolvidas pelo Estado, que apresentam resultados positivos como melhorias para as comunidades ribeirinhas, indígenas, bem como preservação e combate ao desmatamento. “O governador Gladson Cameli esteve aqui na COP28, apresentando os resultados que fazem do nosso Acre um estado protagonista quando o assunto é sustentabilidade e progresso. Agora, a gente veio captar possíveis empresas que querem investir em nossos ativos ambientais, em projetos que melhoram as comunidades, a sociobiodiversidade e a economia das pessoas que cuidam da floresta”, disse.
Nos próximos dias a delegação participa de uma série de reuniões com empresas e entidades multinacionais, em Abu Dhabi, capital do país. A iniciativa denominada Acre Sustainable Business, está sendo realizada em parceria com a Embaixada do Brasil nos Emirados Árabes Unidos (EAU) e apresentar as potencialidades para as empresas e entidades multinacionais, com interesse em conhecer e adquirir os ativos ambientais do Acre.
A comitiva também participa de visitas nos parques tecnológicos e projetos da economia verde.