O Diário Oficial do Acre publicou nesta segunda-feira, dia 09, a nomeação da nova Diretora de Articulação Esportiva e de Juventude da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE). Trata-se de Sandra Melissa Feitosa da Silva, nutricionista e nora do ex-deputado federal Ronivon Santiago, e esposa do ex-chefe do setor, o advogado José Edimar Santiago de Melo Júnior, mais conhecido como Júnior Santiago.
O nome da nova diretora caiu como uma bomba no setor, já que na semana passada Júnior Santiago reuniu servidores e cargos comissionados da pasta para se apresentar como novo diretor. Na verdade, naquele dia, não havia sequer sido publicada a nomeação de quem comandaria a diretoria recém-criada pelo Palácio Rio Branco. Fotografias confirmam o encontro convocada pelo WhatsApp por Júnior Santiago.
“Soou muito estranha essa nomeação. Sexta ele reuniu todo mundo e disse que ia ficar e que já ia inclusive dividir os espaços, os setores, mas que estava faltando o chefe do departamento de juventude. Agora, simplesmente, eles colocam o mulher do cara para ser a diretora. É um escárnio isso, uma falta de respeito”, disse uma das profissionais que atuam na nova Diretoria de Articulação Esportiva e de Juventude.
Sandra Melissa, que é nutricionista, já teria inclusive participado de delegações mesmo não sendo nomeada em qualquer cargo no setor de esporte. Os servidores alegam que Júnior Santiago, enquanto chefe do então Departamento de Esportes, usou da influência para conseguir passagens aéreas para a própria esposa. A revelação foi feita por um dos servidores da SEE, que pondera: “ela era nomeada em outra pasta, e viajou com tudo pago!”
“Todo mundo sabe que ele [Júnior] tem impedimento legal, processual mas ele usou o nome do governador na reunião e disse que seria o diretor porque o governador havia decidido isso, e que o deputado Nicolau e a Socorro Neri queriam ele lá porque ele ajudou na campanha, então, fica difícil. Ele não pôde e colocar a esposa dele, que não tem nada a ver com o setor. Agora o espaço virou setor de ‘laranjas’?”, questiona outro servidor.
Já na noite de segunda, um dos servidores da SEE voltou a relatar o clima dentro do Arena da Floresta, onde fica a Diretoria. “Hoje o Júnior esteve lá para dizer que colocou a mulher [no lugar dele] e que iria assumir outro cargo no governo. Disse que preferiu colocar a própria esposa porque ele confia nela e o governador e a Socorro [Neri] também. O cara cria problema com todo mundo: dos professores aos presidentes das federações. Persegue quem faz esporte e criou panelinha. É uma pena o que aconteceu no esporte”, lamenta.
A reportagem do NH tentou contato com Santiago, mas ele nem atendeu as ligações e nem respondeu às mensagens enviadas por meio do whatsapp.