Ao comentar uma resposta do candidato Emerson Jarude (Novo) sobre saneamento básico, o emedebista Marcus Alexandre disse que pretende construir reservatórios na parte alta de Rio Branco. A fala dele foi proferida durante o debate da TV Gazeta, na noite deste sábado (28).
“O sistema de água e esgoto era administrado pelo governo quando o prefeito foi lá e municipalizou o sistema, dizendo que ia colocar água 24 horas na torneira das pessoas. Investiu mais em propaganda que em saneamento. A realidade é essa que o Trata Brasil coloca. Nós temos um projeto bem objetivo de reformar as duas ETAs, de melhorar a distribuição e construir novos reservatórios na parte alta, valoriza a equipe do Saerb, reforçar o time e oferecer um serviço melhor. Nós fizemos um amplo estudo com engenheiros e técnicos para melhorar o serviço”, disse Marcus Alexandre.
Emerson Jarude respondeu que se passaram 20 anos de administrações municipais e o esgoto segue in natura sendo despejado dentro do Rio Acre. “Olha, só é importante dizer para você que faz 20 anos, pelo menos, que nós não temos grandes investimentos em saneamento básico. Além disso, várias estações de tratamento de esgoto ficaram abandonadas e inoperantes em gestões anteriores”, disse ao defender a concessão do serviço.