..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

“O Brasil não aguenta mais tanto desprezo pela vida das pessoas, precisamos dar um basta nisso!”, diz Leo de Brito

“O Brasil não aguenta mais tanto desprezo pela vida das pessoas, precisamos dar um basta nisso!”, diz Leo de Brito

O parlamentar destacou o agravamento da fome e da miséria, o recorde do desemprego, a omissão com a pandemia, a lentidão da vacinação e o possível apagão de energia.

O deputado federal Leo de Brito (PT-AC) externou sua indignação durante pronunciamento na sessão da Câmara dos Deputados desta quinta-feira, 17, diante da inercia do governo Bolsonaro frente ao agravamento dos problemas sociais no país.

O parlamentar destacou o agravamento da fome e da miséria, o recorde do desemprego, a omissão com a pandemia, a lentidão da vacinação, a carestia dos alimentos, o aumento do gás de cozinha, da conta de energia e o possível apagão em alguns estados.

“Infelizmente vivemos hoje no Brasil um paradoxo, nosso país é o segundo maior produtor de alimentos do mundo e grande exportador, entretanto tem milhões de pessoas passando fome. O Brasil tá voltando para o mapa da fome, a miséria tá latente, o desemprego recorde, já são mais de 15 milhões de pessoas desempregadas, para agravar ainda mais a situação, mais de 400 mil pessoas estão na fila do Bolsa Família e não foram contempladas, ainda temos o auxílio emergencial de R$ 150 que em alguns lugares mal dá pra comprar o gás de cozinha, um verdadeiro caos social”.

Tarifa social do gás

O deputado também criticou mais um aumento do gás de cozinha, anunciado na última segunda-feira, de mais 6% e fez um apelo para que seu projeto da tarifa social do gás seja colocado em votação.

“Já são 24% de aumento no preço do gás de cozinha somente durante a pandemia, 14 aumentos nesse período, estamos vivendo uma situação de calamidade, apresentei o projeto 198/2021, que prevê a tarifa social do gás para que pessoas de baixa renda paguem R$ 35 na botija de 13 quilos. Faço um apelo para que a matéria seja colocada em pauta e que possamos ajudar as pessoas que mais precisam nesse momento de extrema dificuldade”.

Aumento da energia elétrica

Leo de Brito questionou o possível aumento no preço da energia elétrica e o racionamento.

“O Brasil é o país que detém 12% dos recursos hídricos do mundo e vamos ter um racionamento de energia, com a possibilidade de aumento de até 20% no preço da energia elétrica, enquanto isso o governo quer vender a Eletrobrás, empresa pública que gera lucro para o nosso país, especialistas alertam que em breve vamos ter apagões como tivemos mais uma vez agora no Amapá, um absurdo isso que tá acontecendo!”.

19J

O parlamentar acreano questionou a lentidão da vacinação e conclamou a população a participar das manifestações contra o governo marcadas para o próximo sábado, 19 em todo o país.

“Temos o maior programa de vacinação do mundo, entretanto o Brasil está nessa lentidão, incompetência e omissão inclusive para adquirir vacinas, comprovado agora na CPI da Covid, o resultado é quase meio milhão de vidas perdidas. Um governo incompetente, mentiroso e que despreza a vida das pessoas. Tomando todos os cuidados, vamos tomar as ruas e as redes para dizer basta, o Brasil não aguanta mais tanta miséria, desemprego e desprezo pela vida”, finalizou.