..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

“O Parlamento precisa agir”, diz autora de PEC que barra militar em cargo civil

“O Parlamento precisa agir”, diz autora de PEC que barra militar em cargo civil

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) afirmou nesta sexta-feira (4) ao Congresso em Foco que passou a ser acionada por dezenas de parlamentares interessados em subscrever a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de sua autoria que impede militares da ativa de ocupar cargos de natureza civil na administração pública.

A movimentação pelo avanço da proposta ganhou força após o Exército decidir nesta quinta-feira (3) não punir o general da ativa Eduardo Pazuello por participar de uma manifestação no Rio de Janeiro de apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A proposta quer adotar as mesmas regras já aplicadas a militares no trecho da Constituição sobre direitos políticos, segundo o qual só são elegíveis os militares da reserva ou que, estando há menos de dez anos na corporação, afastem-se da atividade. A deputada apresentou o texto no ano passado, quando Pazuello assumiu o Ministério da Saúde. Leia a íntegra da PEC.

“Qual era a ideia do constituinte? Distanciar os militares da vida político-partidária para exatamente não ter contaminação dentro das tropas”, afirma. Perpétua alerta para a gravidade da politização das Forças Armadas e defende que o Congresso precisa agir.

“Bolsonaro saiu dos sinais e entrou em ações concretas de quebra da ordem democrática quando ele envolve uma das Forças no seu governo. O parlamento precisa ser muito duro, o parlamento precisa agir, condenar essa atitude do presidente”, afirmou ao Congresso em Foco.

A deputada diz acreditar que, assim como fez na aprovação da proposta que extinguiu a Lei de Segurança Nacional (LSN), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reconhecerá a importância da PEC neste momento. "Para mim, nós estamos correndo riscos reais no processo democrático do país", ressaltou.