Os vereadores Fábio Araújo e Eber Machado, ambos do MDB, utilizaram a tribuna da Câmara na sessão desta quinta-feira, 24, para fazer duras críticas à obra de construção da ponte sobre o Igarapé Judia, localizada na região do bairro Belo Jardim. Segundo os parlamentares, a estrutura voltou a apresentar rachaduras, apenas seis meses após ser entregue à população, levantando suspeitas sobre a qualidade da obra e os critérios técnicos utilizados na execução.
Fábio Araújo afirmou que a construção foi realizada às pressas, com foco político-eleitoral. “É, na realidade, assim, foi uma obra que foi feita na época da eleição, né? Não se pode falar sem lembrar desse episódio. E aí não foram atendidos os critérios técnicos para fazer as cabeceiras da ponte”, criticou o vereador. Segundo ele, por estar em uma área de igarapé, a construção exigia estudos técnicos mais aprofundados que, segundo ele, não foram feitos. “Aquela rachadura não é superficial. Ela começa em cima e vai até o leito do igarapé. Não adianta tapar o sol com a peneira”, disparou.
Já o vereador Eber Machado foi ainda mais contundente e convocou os órgãos de fiscalização a atuarem diante do que classificou como um descaso. “Alô Ministério Público! Alô Tribunal de Contas! Isso aqui é uma pouca vergonha, é uma afronta do prefeito de Rio Branco contra os nossos órgãos fiscalizadores”, declarou. Eber relatou que já é a segunda intervenção na estrutura desde que foi entregue e acusou a prefeitura de desperdiçar recursos públicos. “Essa obra custou quase nove milhões de reais ao contribuinte. Todo o serviço, todo o recurso aqui já foi pelo ralo”, afirmou. O vereador ainda anunciou que vai protocolar nova denúncia no Ministério Público.
O parlamentar também criticou outras obras da atual gestão, apontando problemas em todas elas. “O prefeito, que eu saiba, entregou três obras nesses quatro anos. Uma foi o elevado, que no dia seguinte precisou de manutenção. A segunda foi a fonte na praça, que já rachou. E a terceira foi essa ponte, que também ruiu. Essas são as obras de qualidade do prefeito mentiroso de Rio Branco”, ironizou.