..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

OCA Móvel completa um ano com mais de 15 mil atendimentos realizados

OCA Móvel completa um ano com mais de 15 mil atendimentos realizados

Há um ano, a OCA Móvel era implantada no Acre, uma iniciativa com o objetivo de democratizar o acesso a serviços públicos e promover cidadania e comodidade para a população. Lançada em agosto de 2022, já realizou 15.749 atendimentos, superando expectativas.

A Unidade Móvel se firmou como uma forma de expandir o acesso a mais de 80 tipos de serviços e aproximar a OCA da população, indo diretamente a quem precisa e às pessoas mais vulneráveis. Além disso, parcerias estratégicas têm sido fundamentais para impulsionar a missão da unidade em levar cidadania às comunidades. Parceiros no projeto, órgãos como o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd) e Receita Federal contribuem significativamente para levar mais serviços à população.

Janaína Rodrigues, supervisora da ação,  menciona que, em média, são realizados 270 atendimentos por ação: “Nosso objetivo é simplificar a obtenção de documentos e serviços, proporcionando mais facilidade no dia a dia dos cidadãos.”

Nesse primeiro ano, a OCA Móvel já percorreu cerca de 36 bairros da capital e levou atendimento a cinco municípios do estado do Acre: Bujari, Brasileia, Vila Campinas, Porto Acre e Acrelândia, refletindo sua relevância para a população.

OCAMOVEL1

Francisco Ferreira da Silva, um dos cidadão atendidos pela unidade, expressou sua satisfação com a presença da OCA Móvel no bairro Calafate, elogiou a iniciativa que oferece serviços essenciais no Estado, como também destacou a importância da ação para famílias que enfrentam dificuldades para se deslocar até o centro da cidade. “A presença da OCA,  é fundamental para comunidades distantes, como o bairro Calafate, onde muitos não possuem recursos para custear o transporte até os órgãos específicos. O oferecimento de diversos serviços, ganha ainda mais relevância graças a projetos como esse porque facilita o acesso da população ao serviços públicos e torna a vida dos cidadãos mais prática e inclusiva”, disse.

Fran Brito, diretora da instituição, destaca a importância dos valores que direcionam o projeto. “Essa iniciativa, em toda a sua essência, nasceu da vontade que tínhamos de dar um atendimento diferenciado para as pessoas mais vulneráveis e oportunizar que os cidadãos que não pudessem se deslocar até o Centro da cidade conseguissem ter acesso a informações sobre seus direitos e, também, a serviços públicos com comodidade”, afirmou.

Os serviços mais procurados na OCA Móvel são: 1ª via do CPF, certidões e regularização eleitoral. A unidade se tornou essencial para as necessidades diárias dos cidadãos do Acre, representando um ano de comprometimento com cidadania, acessibilidade e mudança na maneira de ofertar atendimento público à sociedade.

Acesse a plataforma OCA Virtual de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, via chat ou vídeo, em oca.acre.gov.br. A instituição também está disponível nas redes sociais (@ocaacre) e pelo telefone (68) 3215-2475.