Há um ano, a OCA Móvel era implantada no Acre, uma iniciativa com o objetivo de democratizar o acesso a serviços públicos e promover cidadania e comodidade para a população. Lançada em agosto de 2022, já realizou 15.749 atendimentos, superando expectativas.
A Unidade Móvel se firmou como uma forma de expandir o acesso a mais de 80 tipos de serviços e aproximar a OCA da população, indo diretamente a quem precisa e às pessoas mais vulneráveis. Além disso, parcerias estratégicas têm sido fundamentais para impulsionar a missão da unidade em levar cidadania às comunidades. Parceiros no projeto, órgãos como o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd) e Receita Federal contribuem significativamente para levar mais serviços à população.
Janaína Rodrigues, supervisora da ação, menciona que, em média, são realizados 270 atendimentos por ação: “Nosso objetivo é simplificar a obtenção de documentos e serviços, proporcionando mais facilidade no dia a dia dos cidadãos.”
Nesse primeiro ano, a OCA Móvel já percorreu cerca de 36 bairros da capital e levou atendimento a cinco municípios do estado do Acre: Bujari, Brasileia, Vila Campinas, Porto Acre e Acrelândia, refletindo sua relevância para a população.
Francisco Ferreira da Silva, um dos cidadão atendidos pela unidade, expressou sua satisfação com a presença da OCA Móvel no bairro Calafate, elogiou a iniciativa que oferece serviços essenciais no Estado, como também destacou a importância da ação para famílias que enfrentam dificuldades para se deslocar até o centro da cidade. “A presença da OCA, é fundamental para comunidades distantes, como o bairro Calafate, onde muitos não possuem recursos para custear o transporte até os órgãos específicos. O oferecimento de diversos serviços, ganha ainda mais relevância graças a projetos como esse porque facilita o acesso da população ao serviços públicos e torna a vida dos cidadãos mais prática e inclusiva”, disse.
Fran Brito, diretora da instituição, destaca a importância dos valores que direcionam o projeto. “Essa iniciativa, em toda a sua essência, nasceu da vontade que tínhamos de dar um atendimento diferenciado para as pessoas mais vulneráveis e oportunizar que os cidadãos que não pudessem se deslocar até o Centro da cidade conseguissem ter acesso a informações sobre seus direitos e, também, a serviços públicos com comodidade”, afirmou.
Os serviços mais procurados na OCA Móvel são: 1ª via do CPF, certidões e regularização eleitoral. A unidade se tornou essencial para as necessidades diárias dos cidadãos do Acre, representando um ano de comprometimento com cidadania, acessibilidade e mudança na maneira de ofertar atendimento público à sociedade.
Acesse a plataforma OCA Virtual de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, via chat ou vídeo, em oca.acre.gov.br. A instituição também está disponível nas redes sociais (@ocaacre) e pelo telefone (68) 3215-2475.