Até o momento, 11 dos 17 vereadores de Rio Branco assinaram o ofício de autoria do vereador Emerson Jarude (sem partido) que pede uma intervenção federal no Acre.
O pedido formal foi apresentado na tribuna da Câmara Municipal de Rio Branco nesta quarta-feira, 5.
O ofício é dirigido ao chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, e cita que as dezenas de homicídios no Acre em 2020, a fuga no presídio estadual Francisco D'Oliveira Conde e a enorme quantidade de assaltos e furtos são as razões do pedido e a prova de que o Estado do Acre não têm condições de lidar com a onda de violência.
"Estamos sofrendo diariamente com a criminalidade. Ninguém pode mais sair de casa com tranquilidade. Nossas polícias estão sucateadas com falta de estrutura, efetivo e tecnologia. Temos delegacias sendo fechadas pela vigilância sanitária no interior do Acre. Existe também um grande problema político-administrativo, onde a cúpula de segurança não consegue definir uma estratégia bem definida por falta de diálogo entre as polícias. Além da ausência do Governo Federal. A Câmara Municipal de Rio Branco, com 11 vereadores favoráveis até agora, sinaliza a favor do clamor que vem das ruas pela Intervenção federal", diz o vereador Emerson Jarude.