O presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Joabe Lira (UB) comentou nesta terça-feira, 2, sobre a votação do requerimento que pede o afastamento do superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas. O parlamentar afirmou que a Casa Legislativa precisou priorizar projetos considerados mais urgentes para a população, como o Refis e o Fundo da Agricultura, aprovados na semana passada.
Segundo Lira, o programa de recuperação fiscal (Refis) já foi sancionado pelo prefeito e prorrogado até 31 de outubro, enquanto o Fundo da Agricultura garantirá investimentos e apoio direto aos produtores rurais do município.
“Foram dois projetos importantes, que a população aguardava. Agora, nesta semana, vamos colocar em pauta os outros requerimentos que já estavam protocolados, inclusive a questão do Vila Boas”, afirmou.
O vereador explicou que ainda não há data definida para votação do afastamento de Clendes Vilas Boas, mas garantiu que o tema será apreciado em breve. Além disso, lembrou que a Câmara aguarda a chegada de outros projetos do Executivo, como a reforma administrativa da Prefeitura e a reforma da previdência municipal, que ainda não foram protocolados. Já o novo Plano Diretor deve ser encaminhado nos próximos dias.
“Esse será um projeto muito importante para a cidade. Vamos discutir com os vereadores, com a população e com os setores interessados, como igrejas e conselhos da construção civil, para que seja construído de forma democrática e transparente”, ressaltou.
Sobre as críticas da oposição de que estaria “defendendo” Clendes Vilas Boas a pedido do prefeito Tião Bocalom, Lira negou e destacou que todas as denúncias recebidas na Câmara foram encaminhadas ao Ministério Público, órgão competente para investigar.
“De forma nenhuma existe defesa de A ou B. O que existe é compromisso com os direitos constitucionais: quem denuncia tem o direito de ser ouvido, e quem é acusado tem o direito de se defender. Atuamos com responsabilidade e transparência desde o início, encaminhando todas as denúncias ao MP para que sejam devidamente apuradas”, reforçou.