O deputado estadual Pablo Bregense (PSD) trouxe uma demanda vivenciada pelos produtores rurais de Sena Madureira. Em seu discurso na Aleac nesta quarta-feira (20), o parlamentar disse que os pequenos pecuaristas estão sendo penalizados com multas excessivas aplicadas pelo Instituto de Defesa Animal e Agroflorestal (Idaf).
“Produtores rurais, pobres, sem alfabetização, estão sendo penalizados por uma espécie de fiscalização feita pelo Idaf, que vê ali nas propriedades o sobrepovoamento de gado. Comparando o tamanho da propriedade, por exemplo, se o produtor rural tem 50 hectares de pasto e ali no seu cadastro aparece 200 cabeças, é aplicado uma multa, no mínimo, de R$ 100 mil. Estamos falando de produtores que não sabem nem escrever o nome. Taca-lhe uma multa de R$ 100 mil e fica por isso mesmo. Toda lei teria que ter em seu artigo primeiro: bom senso”, frisou.
No final de sua fala, Pablo Bregense pediu ao Banco da Amazônia que estenda as renegociações de dívidas aos produtores rurais do Acre. “Dentro da zona rural, mais de 13 mil famílias perderam suas produções. Eu vi que o Banco da Amazônia lançou uma prorrogação para os clientes não rurais, que são os comércios e as indústrias. E, eu peço encarecidamente, ao nosso querido que hoje ocupa o cargo de diretor comercial, Marivaldo Melo, que vislumbre também colocar os nossos produtores rurais, principalmente do nosso Acre, que é um estado pobre”.