As secretarias estaduais e municipais estão fechadas nesta sexta-feira (26) por causa do feriado estadual em alusão ao Dia do Evangélico, comemorado no Acre no dia 23 de janeiro, última terça-feira, mas transferido para hoje pelo governo e prefeituras. No sábado (20) foi o Dia do Católico.
As duas datas integram o calendário de feriados do Estado do Acre e foram criadas por meio de leis aprovadas na Assembleia Legislativa e sancionadas pelo governo. O Dia do Evangélico foi criado em 2010. Já o Dia do Católico em 2016. Porém, as datas dedicadas a homenagear os dois segmentos religiosos sempre foram motivos de críticas em setores como a imprensa, empresários e até líderes eclesiásticos. O padre Massimo Lombardi, importante líder da igreja católica no Acre, diz que jamais concordou com essas datas.
O líder religioso lembra que os grupos religiosos ainda vivem divididos e diz sonhar com a unidade espiritual de credos diferentes cujos propósitos são a paz e o amor.
“Eu nunca concordei com estes dias.
Mas sonho que católicos, evangélicos, espíritas, daimistas, umbandistas, candomblecistas e até agnósticos sem religião, formem uma roda gigante de respeito, de diálogo harmonioso e de amor fraterno”, diz.