Uma das formas de combater o fundamentalismo religioso, de acordo com o padre Mássimo Lombardi, presidente do Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre, é o ecumenismo. Ele defendeu a tese durante audiência na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), realizada para discutir os ritos religiosos no ambiente escolar.
“Acredito que podemos desenvolver práticas religiosas de enfrentamento aos fundamentalistas religiosos que defendem uma única verdade sobre a Bíblia e sobre Deus. E uma das formas de enfrentamento ao fundamentalismo religioso pode ser o ecumenismo, com suas experiências e práticas religiosas”, disse o sacerdote.
Ainda de acordo com o padre, “como educadores, temos a missão de transformar essa diversidade em ferramenta pedagógica para a paz”. “Nosso compromisso é com a convivência fraterna entre diferentes crenças e com a dignidade humana de todas as crianças, jovens, famílias e educadores”.
E completou: “a escola é um espaço sagrado de convivência plural, onde deve reinar o respeito às diversidades culturais, religiosas, étnicas e sociais”.