O superintendente da Pesca e Aquicultura no Acre, Paulo Ximenes, se reuniu na manhã deste sábado (3) com trabalhadores da Colônia de Pescadores de Rio Branco. Na pauta, a emissão da carteira de pescador artesanal, além de explicar sobre os trâmites para requerer junto ao INSS o Seguro Defeso.
Com a presença do senador Sérgio Petecão (PSD/AC) e do deputado federal Coronel Ulysses (UB/AC), foi debatido também a questão do transporte de peixes na fronteira do Acre com Rondônia.
Paulo Ximenes acrescentou que outro assunto comentado no encontro foi a divulgação de dados de uma pesquisa elaborada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Greenpeace, Iepé, Instituto Socioambiental e WWF-Brasil.
“Na verdade, isso é uma inverdade. Nós não temos garimpo, não tem como contaminar os nossos peixes. Nós chamamos os pescadores para coloca-los cientes do que está acontecendo. Também tratamos de pautas positivas como kit barcos, máquinas de gelo e uma série de outras coisas, equipamentos necessários para o desenvolvimento da pesca e aquicultura”, frisou.
Apesar de sido convidados todos os membros da bancada do Acre em Brasília, apenas dois parlamentares compareceram. “Foi chamado todos os parlamentares para essa reunião. Foi muito importante debater com eles, aproximá-los da comunidade pesqueira”, frisou.