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POLÍTICA

Pela primeira vez, Ufac atinge nota 4 no ranking das melhores universidades do país

Pela primeira vez, Ufac atinge nota 4 no ranking das melhores universidades do país

A Universidade Federal do Acre (Ufac) alcançou nesta semana um marco inédito em sua trajetória educacional, atingindo pela primeira vez a pontuação 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), conforme revelado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira, dia 2 de abril.

No ciclo avaliativo de 2022, quatro cursos de graduação da Ufac foram avaliados: Direito (nos dois campi da Ufac em Rio Branco e Cruzeiro do Sul), Jornalismo, Ciências Econômicas e Psicologia. Todos esses cursos alcançaram um índice de desempenho de 3. Em relação ao CPC, os cursos de Direito em Rio Branco e Cruzeiro do Sul obtiveram o conceito 4, enquanto os demais cursos avaliados receberam CPC 3.

No que diz respeito ao conceito Enade, já divulgado em 2023, o curso de Direito em Rio Branco obteve a nota máxima, 5, enquanto Direito em Cruzeiro do Sul alcançou 4, indicando um desempenho superior à média esperada. Os demais cursos avaliados receberam o conceito 3, considerado satisfatório dentro da escala de 1 a 5.

ENTENDA

O IGC, que varia em uma escala de 1 a 5, é uma métrica que avalia a qualidade das instituições de ensino superior, levando em consideração a média das notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos cursos de graduação, juntamente com os conceitos Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderados pelo número de matrículas de cada curso.

Além dessa importante conquista, o Inep também divulgou os resultados de outros Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Entre eles, estão o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o CPC.

O IDD visa mensurar o valor agregado pelo curso ao considerar os resultados dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ao término da graduação, bem como o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos ingressantes na educação superior.

Já o CPC combina diversos aspectos, como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.