..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Perpétua Almeida e Petecão estão entre os 100 mais influentes do Congresso, aponta pesquisa

Perpétua Almeida e Petecão estão entre os 100 mais influentes do Congresso, aponta pesquisa

Um levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) colocou a deputada federal, Perpétua Almeida (PCdoB), e o senador Sérgio Petecão (PSD/AC) entre as 100 personalidades mais influentes do Congresso Nacional. Esta é a quarta vez em que a parlamentar acreana é escolhida. O senador Sérgio Petecão ocupa lugar no ranking pela segunda vez em sua trajetória política.

Entre as categorias de habilidades de cada parlamentar, Perpétua Almeida foi escolhida pelo caráter debatedor. Os parlamentares que são classificados neste quesito são conhecidos por serem “ativos, atentos aos acontecimentos e principalmente com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir, seja no plenário ou na imprensa, os fatos políticos gerados dentro ou fora do Congresso. São, por essência, parlamentares extrovertidos, que procuram ocupar espaços e explorar os assuntos que possam ser notícia”.

Já Sérgio Petecão, tem outra linha de atuação diferente de Almeida. Ele foi classificado como um articulador. Neste ponto, a pesquisa descreve que “são parlamentares com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso. Muitos deles exercem um poder invisível entre seus colegas de bancada, sem aparecer na imprensa ou nos debates de plenários e comissões. Como interlocutores dos líderes de opinião, encarregam-se de difundir e sustentar as decisões ou intenções dos formadores de opinião, formando uma massa de apoio à iniciativa dos dirigentes dos grupos políticos a que pertencem”.

E acrescentam os pesquisadores: “normalmente, têm livre acesso aos bastidores, ao poder institucional e alto grau de fidelidade às diretrizes partidárias ou ideológicas do grupo político que integram. Não são necessariamente eruditos, intelectuais, mas possuem instinto político e o dom da síntese”, o que define bem o senador Sérgio Petecão.