A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC) disse que pretende acionar os Ministérios Públicos do Acre e Federal e a Justiça Federal para que investiguem o descaso na Saúde Pública do Acre no tocante à falta de leitos pediátricos de UTI. São apenas 9 leitos disponíveis. Em menos de 2 meses, 9 crianças morreram em decorrência da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
“Estou aqui estudando formas de acionar o MPE, o MPF e a Justiça Federal. Aliás, penso que essas instituições de Justiça deveriam estar lá, exigindo soluções imediatas do governador, único responsável por essa tragédia que tem deixado mães desesperadas e crianças morrendo”, comentou a parlamentar no Twitter.
Perpétua Almeida, que está afastada de atividades ao público após testar positivo para a covid-19, afirmou que “enquanto o governador do Acre, Gladson Cameli, faz dancinhas pelos 4 cantos do Acre, torra o dinheiro dos acreanos em viagens internacionais e responde a processos na Justiça por desvio de verba na Saúde, as nossas crianças estão morrendo por falta de UTI pediátrica”.
A deputada acreana disse que fontes que trabalham no Pronto Socorro afirmaram a ela que apenas 2 leitos pediátricos estão vagos. A observação pediátrica também está operando com a capacidade máxima”.
“Portanto, só temos disponível apenas 2 leitos pediátricos em Rio Branco, capital do Acre, de acordo com as informações de uma pessoa da saúde que está no local. Se eu não estivesse me recuperando de Covid, que positivei essa semana, estaria lá no PS infantil acompanhando tudo isso”, escreveu no Twitter.